quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Impactes na geosfera ( resumo)

  • O aumento da população leva a uma maior procura de todos os recursos naturais* e isso aumentará o impacte ambiental.

*recurso natural - qualquer bem com utilidade para o desenvolvimento, sobrevivência e bem-estar da sociedade.

  • A geosfera é um dos subsistemas mais atingidos porque é lá que o Homem vai procurar muitos dos recursos naturais que necessita.

  • O aumento da população juntamente com o desenvolvimento tecnológico e económico levem à degradação ambiental e à destruição de espaços naturais.

  • Como resultado da exploração e utilização dos recursos naturais surge a poluição*. Quer de carácter local ( poluição do ar, agua, solo...), quer de carácter global ( efeito de estufa e redução da camada de ozono).

*poluição - alteração indesejável ao nível dos diferentes subsistemas terrestres, provocada por acção humana, através da introdução directa ou indirecta de substancias, vibrações, calor ou ruído no ar, na agua ou no solo, susceptíveis de prejudicar a saúde humana ou a qualidade do ambiente.

  • O modelo de desenvolvimento actual
traduz-se por um sistema aberto dependente de matéria e energia inesgotável, mas a matéria é finita - quando utilizamos este modelo estamos a apropriar-nos de recursos que deveríamos partilhar com as gerações futuras. Este modelo pode causar o colapso do planeta mas a reciclagem pode atenuar esta situação.

  • Quando existe uma elevada extracção de água em aquíferos* costeiros provoca o avanço da água salgada.

*aquífero - formação geologica de onde é possivel extrair água de forma economicamente rentável.

  • O litoral ficou sobre-lotado porque as populações migraram todas para essa zona. os avanços do mar para continente põem o litoral numa zona de risco. Uma possível solução é o ordenamento do território*.

*ordenamento do território - gestão da intervenção homem/espaço natural. Consite no planeamento das ocupações, no aproveitamento das infra-estruturas existentes e no assegurar da prevenção de recursos limitados.

Sem comentários:

Enviar um comentário