domingo, 21 de dezembro de 2008

Protecção Ambiental ( resumo )

* A gestão dos resíduos sólidos urbanos traduz-se por reduzir, reutilizar e reciclar. Reciclar reduz muitos impactes negativos no ambiente e permite a promoção de uma gestão racional dos recursos naturais.



* A conservação do património geológico deve ser feita para preservar os elementos geológicos que possuem inegável valor cientifico, pedagógico,... estas opções enquadram-se no modelo de desenvolvimento sustentável. a geoconservação tem como objectivo a utilização e gestão sustentável de toda a variedade de ambientes, fenómenos e processos geológicos que originam paisagens , rochas , minerais, solos e outros depósitos superficiais que são o suporte da vida (geodiversidade).


A Chapada dos Veadeiros é o mais antigo património geológico da América do Sul.



* Nas conferências mundiais discute-se o futuro do nosso planeta. Prevê-se: o esgotamento das energias não renováveis, o aumento de preços, os problemas económicos mundiais e as possíveis soluções: aumentar o preço dos combustíveis e restringir o uso do automóvel particular. O objectivo do Protocolo de Quioto é inverter o aquecimento global.



* A recuperação de áreas de explorações minérias tem como objectivo estabilizar amontoados de escombreiras, encher as depressões originadas pela exploração minéria e criar um sistemas de drenagem de águas pluviais ( exemplo: Estádio Municipal de Braga - antiga pedreira ).



  • O desenvolvimento das sociedades urbanas e industriais ocorreu devido à poluição e degradação ambiental que causou impactes ambientais que a tecnologia não consegue resolver, por exemplo, o aquecimento global ou a destruição da camada do ozono.
  • O controlo da degradação ambiental é um compromisso entre a sociedade, o ambiente e a economia para preservar o planeta e satisfazer as necessidades da Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário