quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sistemas de transporte nos animais

A principal função dos sistemas de transporte nos animais é colocar as células em contacto com o meio de onde recebem nutrientes e oxigénio, e para onde lançam produtos resultantes do metabolismo celular.

Um sistema de transporte inclui, tipicamente: um fluido circulante, um órgão propulsor (geralmente o coração) e um sistema de vasos ou de vasos e de lacunas.

O grau de de complexidade que os animais apresentam condiciona os diferentes tipos de sistemas de transporte, verificando-se, sucessivamente, maior eficiência e complexidade. A eficiência destes sistemas traduz-se na chegada rápida de nutrientes e na remoção de produtos prejudiciais. Existem diferentes tipos de sistemas de transporte.






Sistema circulatório aberto

Quando comparamos sistemas circulatórios constatamos que existe um padrão comum.

- um órgão propulsor que impulsiona o fluido circulante a todo o corpo;

- um sistema de vasos que encaminha o fluido circulante para as diversas direcções.

Muitos invertebrados como os artrópodes e certos moluscos apresentam um sistema circulatório onde o fluido circulante - hemolinfa- nem sempre se encontra dentro de vasos, saindo por vezes para espaços/cavidades chamadas lacunas - vaso dorsal com uma zona contráctil.

Na figura é possível observar um esquema do sistema circulatório aberto de um insecto em que o órgão propulsor impulsiona o fluido circulante ao longo de um conjunto de vasos que abrem em lacunas. Após percorrer as lacunas, o fluido regressa ao coração onde entra por válvulas.







O tempo de chegada do do líquido circulante às células é relativamente longo, visto que o impulso exercido pelo coração se dissipa quando os vasos abrem nos espaços amplos que são as lacunas e a circulação se processa um pouco ao acaso.


Sistema de transporte fechado

A evolução, foi ao longo do tempo, acrescentando aos sistemas mais simples:

- um sistema arterial que distribui o sangue a todo o corpo e funciona como um reservatório de pressão;

- capilares que permitem as trocas de materiais entre o fluido circulante e os tecidos;

- um sistema venoso que traz o sangue de volta oa coração e que funciona como reservatório de volume de sangue.

Este tipo de sistemas é considerado sistema circulatório fechado. O sangue circula sempre dentro de vasos e as trocas decorrem através das respectivas paredes.






No caso da minhoca, existem dois vasos principais, um dorsal que funciona como um coração (impulsiona o sangue por ondas de contracção) e outro ventral, ligados por vasos laterais que ramificam formando redes de capilares onde ocorrem trocas de substâncias com fluido intersticial. Existem, na parte anterior da minhoca, 5 a 7 pares de vasos laterais (arcos aórticos ou corações laterais) que possuem zonas contrácteis que impulsionam o sangue do vaso dorsal para o vaso lateral.

Sem comentários:

Enviar um comentário