quinta-feira, 11 de junho de 2009

Transporte de materiais através da membrana plasmática

Em todas as células e membrana plasmática permite a entrada e saída de substâncias de que as células necessitam e a saída de produtos resultantes da sua actividade. Uma das suas propriedades fundamentais é a permeabilidade selectiva (apenas deixa passar o que lhe interessa). Os mecanismos pelos quais ocorrem as trocas de materiais através da membrana celular são variados. Alguns são controlados por processos físicos (transporte não mediado) e noutros intervêm proteínas da membrana (transporte mediado).

Transporte não mediado

Muitas substâncias atravessam a membrana celular a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio onde se encontram em maior concentração para o meio onde se encontram em menor, atingindo assim um equilíbrio térmico entre os dois meios.

Difusão simples: ocorre sem mediadores; sem gasto de energia; a favor do gradiente de concentração.

Osmose: movimento da água através de uma membrana selectivamente permeável, é um caso particular de difusão de difusão simples.

Tipo de solução

Concentração de solutos

Potencial da água

Descrição

Isotónica (isos = igual; tónos = vigor)

Igual à solução comparada

Igual à solução comparada

A concentração de solutos á igual nas duas soluções.

Hipertónico (hiper = muito; tónos = vigor)

Elevado

Baixo

Solução ou meio com elevada concentração de soluto.

Hipotónico ( hipo = pouco; tónos = vigor)

Baixa

Elevada

Solução ou meio com baixa concentração de soluto.

Meio hipotónico – a célula sofre pressão de turgescência, fica túrgida.

Meio hipertónico – a célula sofre plasmólise, fica plasmolisada.

Transporte mediado

O movimento de algumas substâncias através da membrana celular verifica-se devido á intervenção de proteínas transportadoras específicas.

Ao nível celular são comuns os processos de difusão facilitada e de transporte activo.

Difusão facilitada: o transporte de certas substâncias como a glicose e os aminoácidos ocorre a favor do gradiente de concentração, mas as partículas não se movimentam livremente, intervindo nesse transporte proteínas transportadoras da membrana. Essas proteínas são específicas e designam-se por permeases (enzimas). Etapas da difusão facilitada:

- Ligação de uma molécula de soluto á permease;

- Alteração da forma da proteína, o que permite a transferência dessa partícula através da membrana:


- Retorno da permease á sua conformação inicial.

Transporte activo: caracteriza-se por ser o transporte de uma substância através de uma membrana biológica contra o gradiente de concentração, havendo assim gasto de energia. Intervêm proteínas específicas (enzimas) da membrana pelo que é também um transporte mediado.

Transporte em quantidade

As células podem transferir para o seu interior ou libertar para o exterior macromolèculas tais com proteínas ou conjuntos de partículas de dimensões variadas.

1- Meio extracelular

2- Citoplasma

3- Vesícula endicítica

Endocitose: transporte de material para o interior da célula. O material é transportado através de invaginações da membrana. Essas invaginações progridem para o interior e separam-se da membrana, constituindo vesículas endocíticas.

Conhecem-se vários tipos de endocitose, como a fagocitose e a pinocitose:

Fagositose: o material alimentar é englobado por pseudópodes, prolongamentos emitidos pela célula, formando uma vesícula fagocítica. Está associada ao processo de digestão em muitos seres vivos unicelulares e ainda à actividade de células do sistema imunitário de muitos animais.

1- Material alimentar

2- Pseudópodes

3- Vesícula fagocítica

Pinocitose: pequenas gotas de fluido são captadas por invaginações da membrana e acabam por se separar formando vesículas pinocíticas. Está associada, por exemplo, à absorção de líquidos ao nível de células do intestino delgado.

1- Gotículas de fluido

2- Membrana plasmática

3- Meio extracelular

4- Vesícula pinocitica

5- Citoplasma


Exocitose: transporte de material para o exterior da célula. As vesículas contendo macromoléculas movem-se até à membrana. Efectua-se assim a fusão da membrana da vesícula com a membrana celular e o conteúdo da vesícula liberta-se o meio extracelular.

1- Meio extracelular

2- Vesícula endicítica

3- Citoplasma



Sem comentários:

Enviar um comentário