quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Composição do Sistema Solar

O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.
Do sistema Solar fazem parte:

  • O SOL - é a estrela central do nosso sistema planetário solar. Actualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, quatro planetas anões, 1.600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros (ou 1 unidade astronómica (UA), aproximadamente). A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. O sol é formado por um núcleo solar (1), a coroa solar (2),a fotosfera (3)


  • PLANETAS CLÁSSICOS - são corpos celestes que estão em órbita à volta do sol; têm massa suficiente para que a própria gravidade seja suficiente para que o corpo assuma a forma aproximadamente esférica e que tenha atraído para a sue superfície todos os corpos celestes na vizinhança da sua órbita. Existem planetas telúricos e planetas gigantes:




  • PLANETAS ANÕES - são corpos celestes que estão em órbita à volta do Sol; têm massa suficiente para que as forças de gravidade lhes permitam assumir a forma esférica, mas no entanto, não atraíram pequenos corpos celestes na vizinhança á volta da sua órbita e não são satélites. Plutão deixou de ser considerado planeta pelo facto de não se verificar a terceira característica.


  • ASTERÓIDES - são corpos de pequenas dimensões. os asteróides de maiores dimensões são diferenciados em camadas. os menores são corpos não diferenciados e alguns têm dimensões de grãos de areia. Os asteróides movem-se, geralmente,entre a órbita de Marte e Júpiter, constituindo a CINTURA DE ASTERÓIDES.





  • COMETAS - Um cometa é o corpo menor do sistema solar, semelhante a um asteróide, mas composto principalmente por gelo. No nosso sistema solar, as órbitas dos cometas estendem-se para além da órbita de Plutão.

Composição: os cometas são compostos em grande medida por gelos de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), amoníaco (NH3) e água (H2O), misturados com poeira e vários agregados minerais. Pensa-se que os cometas são detritos remanescentes da condensação da nébula solar.

Constituição física:

Núcleo: É o próprio cometa quando está longe do sol,é sólido,composto por uma espécie de gelo sujo,a cada passagem pelo sol seu diâmetro diminui alguns, podendo ser vistos várias vezes.

Cabeleira: Aparece sob a forma de nebulosidade sobre o núcleo como uma espécie de atmosfera que pode ter seu volume muito maior do que o da Terra. A presença predominante de componentes simples,a base de hidrogénio e oxigénio que revela que o estado do cometa é em dois estados, sendo líquido inexistente.

Cauda: A cauda é provocado pela acção dos ventos solares, por isso nas proximidades do sol a cauda aumenta, pois a densidade dos ventos solares é maior. Acredita-se que a cada passagem pelo sol o diâmetro do núcleo diminua em alguns metros. Os cometas possuem dois tipos de caudas:uma constituídas por poeira e a outra por plasma. A cauda é formada por uma onda electromagnética e pelo vento solar,aponta sempre a direcção radial contrária ao sol.


Cometa West


  • METEORÓIDES - são corpos de dimensões variáveis vindos do espaço têm. A maioria dos meteoróides são partículas minúsculas que se vaporizam ao penetrarem na atmosfera terrestre, deixando apenas um rasto luminoso chamado METEORO. Por vezes os meteoróides são tão grandes que, ainda que parcialmente vaporizados, conseguem atingir a superfície da terra, denominando-se METEORITOS.


Quando os meteoróides chocam com a terra originam crateras. A cratera mais conhecida é a de Barringer, no Arizona, com cerca de 150 000 anos.



Os meteoritos são classificados com base na composição e textura. Podem ser de natureza metálica (sideritos), metalorochosos (siderólitos) ou de natureza rochosa (aerólitos).
SIDERITO- constituído por uma liga de ferro e níquel e tem densidade superior a 7.
SIDERÓLITO- formado por 50% de uma liga de ferro e níquel e por 50% de silicatos. Densidade de cerca de 5,5.
CONDRITO- essencialmente formado por silicatos. Apresenta pequenas esférulas chamadas côndrulos. Densidade de cerca de 3,4.
Os aerólitos que não possuem côndrulos são designados de acondritos.

Os meteoritos mais frequentes são os condritos, mas os que se encontram mais frequentemente são os sideritos, porque se conservam melhor, mas também por serem mais facilmente detectáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário