quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Datação Relativa e Datação Radiometrica


Datação relativa - é um dos grandes desafios dos geólogos e paleontólogos foi encontrar métodos de determinar a idade de uma rocha ou de um fóssil, isto é, saber há quanto tempo eles se formaram. Igualmente é um método de datação para os arqueólogos.

Os princípios usados na datação (relativa) das rochas são:

  • O Princípio da Sobreposição

Numa sequência não deformada de rochas sedimentares, o estrato mais antigo é o que se situa mais inferiormente, sendo as camadas supradjacentes sucessivamente mais recentes.

  • O Princípio da Identidade Paleontológica

Estratos com o mesmo conteúdo fossilífero apresentam a mesma identidade e tiveram a sua origem em ambientes semelhantes.


Datação absoluta
- consiste na determinação da idade em milhões de anos (M.a.) ou noutra unidade temporal, tomando como referência o tempo presente. Este termo foi criado por oposição ao termo de datação relativa. A técnica mais comum de datação absoluta é a datação radiometrica. Baseia-se na desintegração radioactiva de determinados elementos químicos instáveis.

Os isótopos radioactivos naturais correspondem a átomos instáveis (isótopos-pai), em que o núcleo se desintegra espontâneamente originando-se isótopos-filhos correspondendo a novos átomos mais estáveis e libertando-se radiação. Para este processo é usado o tempo de semivida, meia-vida ou semitransformação, que corresponde ao período de tempo necessário a que metade dos átomos de um dado elemento químico presente numa amostra decaiam radioactivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário