quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ficha de consolidação de conhecimentos nº1

1.1. Massa relativa e raio do equador.

1.1.1. Pelo raio do equador podemos ver que os planetas gigantes têm um raio maior do que os planetas telúricos. Pela massa relativa vemos que os planetas gigantes têm uma massa relativa maior do que os planetas telúricos.

1.2. Plutão não é um planeta porque atrai pequenos corpos celestes na sua vizinhança.

1.3.1. Nos planetas gigantes as temperaturas são muito baixas enquanto que nos planetas telúricos são mais elevadas ( apesar de Marte registar uma temperatura de -23ºC).

1.3.2. Os planetas telúricos realizam o movimento de translação mais rapidamente do que os planetas gigantes.

1.3..3. A atmosfera dos planetas gigantes é constituída por hélio e hidrogénio e nos planetas telúricos é constituída, essencialmente, por dióxido de carbono, azoto e oxigénio, com excepção de Mercúrio que não tem atmosfera.

1.3.4. Os planetas gigantes têm mais satélites que os planetas telúricos.

2.1. Nos planetas gigantes as temperaturas são mais baixas porque estes planetas estão mais afastados do Sol, por isso o calor do Sol chega com menos intensidade. Nos planetas telúricos as temperaturas são mais elevadas porque estes planetas estão mais próximos do Sol, logo o calor do Sol chega com mais intensidade.

2.2. Nos planetas telúricos o movimento de translação é mais rápido do que nos planetas gigantes porque os planetas telúricos estão mais próximos do Sol.

2.3. Não existe hélio nem hidrogénio nas atmosferas dos planetas telúricos porque estes gazes são menos densos, por isso não foram atraídos para próximo do Sol.

3. Mercúrio está muito próximo do Sol e tem pouca gravidade.

4.1.1. Mercúrio é um planeta geologicamente "morto" porque a sua superfície tem cerca de 3600 M.a., isso significa que em Mercúrio não existe actividade vulcânica, sismos e movimentos de placas tectónicas. Por este motivo a superfície de Mercúrio é muito antiga, a sua actividade geológica terminou acerca de 400 M.a..

4.1.2. A Terra é um planeta geologicamente "vivo" porque existe actividade vulcânica, sismos e movimentos das placas tectónicas. Através destes feno menos geológicos a superfície da Terra vai sendo alterada.

1 comentário: